O que é CDB e como funciona?

CDB

CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Esses certificados são títulos que os bancos emitem para captar dinheiro das pessoas. Dessa forma, o banco remunera com juros, que varia de acordo com o valor emprestado, a quem emprestou.

Tipos de CDB

 

Existem basicamente 2 tipos de CDB. Os pré-fixados e os pós-fixados.

  • Pré-Fixados: Você sabe exatamente quanto irá receber no vencimento. Exemplo: um título que possui uma taxa pré-fixada de 10% a.a. significa que você receberá exatamente 10% ao ano ao aplicar um valor X.
  • Pós-fixados: Você receberá um valor de acordo com o indexador. No geral, é utilizado o valor do CDI como base para o CDB. CDI significa Certificado de Depósito Interbancário e ele é medido de acordo com o valor médio diário que os bancos emprestam dinheiro entre si. Exemplo: Investimos em um CDB que paga 95% do CDI. Se o CDI estiver pagando 10% ao ano, o nosso CDB irá render 9,5% ao ano. Você não deve esquecer que o CDI pode variar anualmente.

Vale a pena investir no CDB?

O CDB é um investimento interessante para quem deseja ter rentabilidade melhor que a poupança. Mesmo sendo cobrado o imposto de renda, um CDB que paga 100% do CDI tem rendimentos melhores que a poupança.

No entanto, é muito importante que você sempre verifique quanto do CDI está pagando a sua aplicação.

Apresentamos uma comparação considerando imposto de 22,5% de imposto de renda sobre o lucro do CDB ( subtraindo da rentabilidade), o que acaba fazendo com que os cálculos acabem sendo mais pessimistas que a realidade) e obtém os seguintes resultados:

Da esquerda para você pode observar o % do CDI o CDB em questão paga. No topo existem diferentes cenários para taxa de juros. No cenário atual, taxa de juros a 9%, os investimentos no CDB são mais interessantes que o investimento em poupança, mesmo sendo cobrado o imposto de renda. A desvantagem é que o CDB possui um valor mínimo para aplicação que varia de acordo com cada banco.

Riscos

As aplicações em CDB são garantidas pelo fundo garantidor de crédito até o limite de R$ 250.000,00 por CPF, por instituição bancária. Nos títulos pré-fixados existe o risco da taxa de juros subir e você ter um rendimento abaixo da inflação. De outro lado as taxas de juros podem cair e você ter um rendimento superior a inflação do período. Tributação

O imposto de renda sobre os rendimentos varia de acordo com o prazo da aplicação

  • Até 180 dias a alíquota do IR é 22,50%
  • De 181 dias até 360 a alíquota é de 20%
  • De 361 dias até 720 dias a alíquota é de 17,50%
  • De 721 dias em diante a alíquota é de 15%

 

Antes de fazer a aplicação é importante lembrar que a rentabilidade dos CDBs varia de acordo com cada instituição financeira e o valor a ser aplicado. Então é sempre importante verificar qual instituição que está pagando um maior % do CDI.

 

 

By | 2017-10-13T17:40:46+00:00 outubro 13th, 2017|Categories: Aplicação Financeira|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment